quarta-feira, 16 de junho de 2010

COLOCANDO A POSTURA NO EIXO



Os tratamentos medicamentosos hoje em dia são caros, nem sempre são satisfatórios, e raramente as dores não voltam. Muitas doenças são tratadas apenas de maneira sintomática, e os tratamentos terapêuticos, não têem como alvo a CAUSA das dores.
Em termos de dores vertebrais, ou reumáticas, em suas mais variadas manifestações, englobando de artrites, artroses e escolioses, até mesmo as hérnias de disco, o componente biomecânico (a POSTURA) raramente é levada em consideração, e é fundamental para tal diagnóstico.
A Posturologia é o estudo do Sistema Tônico-Postural. Este sistema é composto pela integração em sintonia desses 3 principais elementos:
• Receptores Sensoriais (pés, olhos, pele, e mandíbula)
• Centros Superiores (sistema nervoso central)
• Efetores (músculos)
Os vários estudos científicos dirigidos para a postura, leva aos profissionais da saúde considerar o sistema postural e o nosso corpo como uma estrutura integrada, suscetível a vários receptores, como um causador de diversas patologias e com a função de várias ações complementares:
•Resistir a gravidade, e manter a posição ereta;
•Resistir as forces externas;
•Nos posicionar na estrutura espaço-tempo;
•Nos manter equilibrado parado, ou em movimento, o guiando, e o fortalecendo.
Este não é um tratamento alternativo, mas um novo caminho de abordar as doenças articulares e musculares, que substituem tratamentos puramente medicamentosos, por uma nova maneira de leitura corporal, baseado na etiolgia e em bases neuro-fisiológicas de eficácia científica irrefutávies.
O alvo do tratamento posturológico é fornecer um tratamento não mais baseado nos sintomas (dores), mas sim procurar a causa dessas dores, e reprogramar os receptores sensoriais fora sintonia. Seja através de estimulação da musculatura dos olhos, da correção da mordida, ou através do uso de Palmilhas de Reprogramação Postural.