sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tendinite do Trato ílio-tibial

A tendinite da banda íleo tibial é uma das lesões mais comuns de corredores fundistas. O joelho e a articulação que mais sofre com o esforço repetitivo da corrida, e é disparada estatisticamente a que mais produz lesões.

Dentre as causas desta lesão podemos destacar justamente o excesso de atividade levando ao estresse dos estruturas articulares, má postura, levando a uma má biomecânica, excesso de impacto ou condições de terreno inadequadas para a prática da corrida.

A tendinite da banda íleo tibial é a inflamação do tendão do músculo tensor da fascia lata que tem sua inserção abaixo e lateralmente ao joelho, já na tíbia.

Esta lesão se manifesta com uma dor na parte lateral abaixo do joelho, e normalmente só aparece durante a corrida. Normalmente o atleta não se conforma com esta lesão pois normalmente não sente nenhuma dor (se for palpado sente e muito) e parece programado que depois de um certo tempo de rodagem ela começa levemente e vai aumentando gradativamente. O que eu digo é que não adianta insistir pois só piora . normalmente quando ela começa a aparecer na primeira vez, se o atleta insiste em correr só ira aumentar a lesão e consequentemente o tempo de recuperação.

O tratamento mais adequado é quando sentir dor interromper imediatamente a atividade e iniciar com gelo aplicações de 30 minutos a cada duas horas nos primeiras 48 horas. Procure um médico especialista para ser bem diagnosticado e medicado e inicie a fisioterapia o mais rápido possível.

Dependendo da intensidade da lesão e da conduta, a recuperação poderá ser rápida ou demorada podendo variar de duas a oito semanas .Quanto aos treinamentos poderão ser alternativos com atividades que não produzam dor em hipótese nenhuma e lentamente ir retornando aos treinos de corrida. De preferência na grama que embora seja maior o esforço produz vantagens biomêcanicas para o joelho. A esteira é a ultima opção.

Tenha paciência com o retorno, pois muitas vezes o atleta notará que a dor aparece, só que cada vez com um tempo maior de rodagem. Não force que aos poucos haverá a devida recuperação